Papa propõe cuidado com a Criação como obra de misericórdia
por Jéssica Marçal Da RedaçãoPedido de Francisco consta em sua mensagem para Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação Jéssica Marçal Da Redação “Usemos de misericórdia para com a nossa casa comum” é o tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, celebrado nesta quinta-feira, 1º. O texto apresentado hoje pelo […]
Pedido de Francisco consta em sua mensagem para Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação
Jéssica Marçal
Da Redação
“Usemos de misericórdia para com a nossa casa comum” é o tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, celebrado nesta quinta-feira, 1º. O texto apresentado hoje pelo Vaticano está dividido em seis partes.
Francisco recorda na mensagem que Deus deu de presente aos homens um jardim exuberante, mas ao invés de cuidar, o homem degrada o meio ambiente. “Não podemos render-nos ou ficar indiferentes perante a perda da biodiversidade e a destruição dos ecossistemas, muitas vezes provocadas pelos nossos comportamentos irresponsáveis e egoístas”, afirma o Papa.
O Santo Padre convida os povos a um exame de consciência e a uma mudança de rumo a fim de cuidar melhor da Criação com atitudes concretas como: fazer uma utilização judiciosa do plástico e do papel, não desperdiçar água, comida e eletricidade e separar o lixo.
“O propósito de mudar de vida deve permear a maneira como estamos a contribuir para a construção da cultura e da sociedade a que pertencemos: de fato, o cuidado da natureza faz parte dum estilo de vida que implica capacidade de viver juntos e de comunhão”.
Considerando que nada une mais a Deus do que um ato de misericórdia, o Papa propões que também o cuidado com a casa comum seja uma obra de misericórdia. “Como obra de misericórdia espiritual, o cuidado da casa comum requer a grata contemplação do mundo que nos permite descobrir qualquer ensinamento que Deus nos quer transmitir através de cada coisa. Como obra de misericórdia corporal, o cuidado da casa comum requer aqueles simples gestos quotidianos, pelos quais quebramos a lógica da violência, da exploração, do egoísmo e se manifesta o amor em todas as ações que procuram construir um mundo melhor.
Ao final da mensagem, o Papa lembra que, apesar dos pecados e dos desafios a enfrentar, não se deve perder a esperança, pois o Criador não abandona a sua Criação.
Esta é a segunda vez que se celebra o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data foi instituída no ano passado pelo Papa Francisco e já era celebrada por cristãos ortodoxos.
0 Comentários