Papa institui Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação
Data será celebrada anualmente em 1º de setembro, assim como já acontece na Igreja ortodoxa
Data será celebrada anualmente em 1º de setembro, assim como já acontece na Igreja ortodoxa
Jéssica Marçal
Da Redação
A partir do próximo dia 1º de setembro, católicos de todo o mundo vão celebrar, anualmente, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data, anunciada pelo Vaticano nesta segunda-feira, 10, foi instituída pelo Papa Francisco, recordando a contribuição que os cristãos devem dar para a superação da crise ecológica.
Francisco acolhe, assim, a sugestão do Metropolita Ioannis de Pérgamo, da Igreja ortodoxa, cujos fiéis já celebram essa data há tempos. O Papa anunciou a criação da data também na Igreja católica em uma carta enviada ao presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Turkson, e ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch.
Acesse
.: Íntegra da carta
“Anualmente, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação oferecerá a cada fiel e às comunidades a preciosa oportunidade para renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardião da criação”, explica o Papa na carta. Ele destaca que a celebração deste dia, na mesma data, com a Igreja ortodoxa será também uma ocasião para testemunhar a comunhão com os ortodoxos.
Ao Cardeal Turkson, Francisco pede empenho junto às comissões Justiça e Paz das conferências episcopais e organismos comprometidos no âmbito ecológico para organizar iniciativas na celebração da data envolvendo todo o povo de Deus. E ao cardeal Koch, o pedido é que sejam feitos os contatos junto ao Patriarcado Ecumênico para que a data se torne sinal de um caminho percorrido em conjunto pelos que creem em Cristo.
0 Comentários