Nova presidência assume mandato na CNBB
A partir de hoje, Dom Sérgio da Rocha, Dom Murilo Krieger e Dom Leonardo Steiner respondem oficialmente como nova presidência da CNBB
A partir de hoje, Dom Sérgio da Rocha, Dom Murilo Krieger e Dom Leonardo Steiner respondem oficialmente como nova presidência da CNBB
Jéssica Marçal
Enviada especial a Aparecida (SP)
A nova presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tomou posse nesta sexta-feira, 24, dia de encerramento da 53ª Assembleia Geral da entidade. Só não estava presente o novo vice-presidente, Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, que precisou retornar antes para um compromisso em sua arquidiocese.
Compondo a bancada na cerimônia, estavam o vice-presidente, Dom José Belisário, o núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, o presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno, e o secretário-geral, Dom Leonardo Ulrich Steiner.
O discurso inicial foi do Cardeal Damasceno, arcebispo de Aparecida (SP), que agradeceu a todos os que trabalharam, direta ou indiretamente, para a realização da Assembleia. “Muito obrigada por suas orações. Caros irmãos no ministério episcopal, retornarmos daqui a pouco para nossas dioceses levando conosco tudo o que nos enriqueceu nesses dias”.
Dom Damasceno agradeceu pela participação de todos os bispos e disse que tanto as discussões realizadas como os momentos de oração e a convivência fraterna constituem um grande enriquecimento para todos.
O arcebispo de Aparecida (SP) agradeceu ainda aos seus companheiros de presidência até o momento – Dom Leonardo e Dom Belisário – e deixou seus cumprimentos para a presidência eleita. Ele também saudou todos os que vão presidir as comissões episcopais, lembrando que esse é um trabalho exigente, mas um serviço realizado com amor é o que traz felicidade. “Que a graça de Deus os acompanhe e fortaleça na condução dos trabalhos de nossa conferência episcopal”,
O secretário-geral, Dom Leonardo, reeleito para outro mandato, manifestou seu agradecimento aos seus companheiros de presidência. “Trabalhando com eles durante esses quatro anos posso testemunhar o amor pela CNBB (…) Em nome de todos os irmãos e da Igreja, um muito obrigado a Dom Belisário e a Dom Raymundo”.
Após rezarem o Pai Nosso e a oração de envio, os bispos que até agora presidiram as comissões episcopais da Conferência subiram à bancada e, com um aperto de mão, fizeram a passagem do serviço. “Desejamos a todos muito êxito e aos que deixam (a presidência das comissões) agradecemos e pedimos que Deus retribua todos com muitas graças”, disse Dom Damasceno declarando todos os novos membros como empossados.
Dom Sérgio, eleito novo presidente, expressou gratidão profunda a essa presidência, aos que concluíram o mandato e que colaboraram no Consep e a toda a imprensa. “Continuamos com esse sentimento de ação de graças a Deus, de esperança de quem olha para o amanhã e de muita responsabilidade. Que Deus continue abençoando a todos”.
0 Comentários