A formação permanente no plano pastoral para as paróquias
Dom Jaime falou da Missão Continental como um tempo novo na Igreja, de retomada de sua natureza e caminho missionário, no contexto de uma conversão pastoral à qual Aparecida nos chama
2015-01-30 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – Amigo ouvinte, na edição passada do nosso quadro “O Brasil na Missão Continental” o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, trouxe-nos suas considerações iniciais acerca desta tarefa evangelizadora oriunda da Conferência de Aparecida que, como sabemos, não é um projeto missionário propriamente dito, mas um projeto de animação missionária.
Nela, Dom Jaime falou da Missão Continental como um tempo novo na Igreja, de retomada de sua natureza e caminho missionário, no contexto de uma conversão pastoral à qual Aparecida nos chama. Ao fazê-lo, ressaltou o contexto sócio-eclesial da Igreja no Brasil a partir de Aparecida voltado para esta nova configuração de uma prática eclesial: uma Igreja em estado permanente de missão.
Na edição de hoje o Arcebispo de Natal continua suas considerações introduzindo o tema da formação dos leigos no contexto da formação permanente para os fiéis nas paróquias. Nesse sentido, cita a campanha “Um catecismo em cada lar”, a reedição do Catecismo da Igreja Católica (CIC) pelas edições da CNBB, e enfatiza que é preciso que as pessoas tenham uma orientação para uma vivência mais segura da fé. Nesse sentido, reitera o papel sócio-transformador da Igreja: de uma Igreja mais atuante, mais presença, mais solidária e mais misericordiosa.
0 Comentários